Ainda nem cheguei na primeira parte do título (o amamentar), mas já fico me perguntando como deve ser amamentar e voltar a trabalhar. O recomendado é que o bebê seja alimentado, nos primeiros 6 meses, exclusivamente no peito. O problema é que a licença-maternidade dura 4 meses. Por sorte, vou conseguir emendar as férias, o que vai me garantir mais 1 mês. Mais um pouco, eu conseguiria amamentar tranquilamente nestes 6 primeiros meses…

Bom, como não sou a única, obviamente, a passar por esse tipo de dilema, andei funçando por ai e encontrei algumas boas dicas:

- Como amamentar após o retorno ao trabalho

- De peito aberto: blog com vários textos sobre amamentação, inclusive sobre o dilema trabalho x amamentação

- Amigas do peito: outro site com diversos textos sobre amamentação

Tem muitos outros sites e blogs, na verdade, como os próprios Matrice e Mamíferas, listados ai no lado direito.

Já rolou uma certa luz sobre o assunto, mas ainda tenho várias dúvidas. O ideal seria tirar o leite inclusive no horário de trabalho, para manter o nível de produção de leite, mas isso significa que o local de trabalho tem que ter estrutura para que a mulher faça isso. Também seria ótimo achar um berçário perto do trabalho e que aceite dar o leite da mãe (tem que ter geladeira, tem que aceitar esse esquema, tem que aceitar dar no copinho…). Bão, mas ainda tenho 5 meses para pensar nisso melhor…

Enquanto isso, achei a almofada de amamentação mais bonita de todos os tempos:

Elefante de Pescoço, originally uploaded by camiladesign.